Pedra

Pedra


Termos que designam os materiais de construções originários de pedra e os agregados naturais, para fins de engenharia civil.

Veja abaixo as característica de cada tipo.



Pedra Brita

Termos que designam os materiais de construções originários de pedra e os agregados naturais, para fins de engenharia civil.

Definições usada para os tipos de pedra:

- Pedra

Matéria mineral dura e sólida, da natureza das rochas.

- Pedra Britada (brita)

Material extraído da rocha, britado e classificado nas especificações abaixo:

Especificações:

Brita 01

Apropriada para fabricação de concreto, para qualquer tipo de edificação de colunas, vigas, sapatas, estacionamento de veículos, construções de pontes, grandes lajes, usinas de premoldados, usinas de concreto que fabricam o concreto convencional e bombeado, assim como em diversas aplicações na construção de edificações de grande porte.

Brita 02

Usada na fabricação de concreto bruto, para maior resistência na construção de fundações e pisos de maior espessura, aterramento para subestações elétricas, grandes concretagens como tubulões, formas deslizantes, bueiros e canaletas.

Brita 03

Material utilizado em aterramentos e nivelamentos de áreas ferroviárias, fundações, pisos, base asfáltica, aterros de áreas pantanosas, drenagens de solo e decantação de fossas sépticas. Também conhecida como pedra de lastro.

Brita 04

Usada na construção civil para estabilização de solo, concreto ciclópico, confecção de filtros de decantação de dejetos sanitários, drenagem de um modo geral, como drenos sépticos e fossas.

Pedrisco (Brita 0)

Usado na fabricação de vigas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos e bloquetes de concreto, chapisco, jateamento de túneis e acabamentos em geral.

Pó de Pedra (Brita 00)

Tem como principal usuário as usinas de asfalto, que o utilizam na produção de massa asfáltica; fabricação de pré moldados e na confecção de argamassa para assentamento e reboco.

Pedrisco Misto (Brita 0 + Brita 00)

Mistura usada na fabricação de pisos, blocos de concreto com função estrutural, manilhas e lajes pré-moldadas.

Brita Graduada Simples (BGS)

Usada em obras de pavimentação inter-travada e pavimentação asfáltica. Normalmente é indicado para base e sub-base em malhas rodoviárias de tráfego pesado, pisos, pátios e galpões.

Bica Corrida

Usado como material de base e sub-base para pavimentação de estradas de trânsito pesado e pisos de concreto, normalmente não possui uma granulometria definida.

Pedra Marroada (Pedra de mão)

Muito usado na construção de gabiões, muros de contenção, barreiras, bases e fundações em geral. Pedra bruta, de dimensão tal que possa ser manuseada.

Pedra Rachão

Usada para construção de barragens, enrocamento, contenção de marés, proteger aterros, taludes ou estruturas contra erosão.
Orçamento